Segunda, 16 de Maio de 2022
32°

Nuvens esparsas

Teresina - PI

Especiais Semana Santa

Sábado de Aleluia: Igrejas de Teresina realizam vigílias em preparação à Pascoa

Para os católicos, esta parte específica da Semana Santa é vivida com o sentimento de esperança na ressurreição de Cristo

16/04/2022 às 17h00
Por: Redação Fonte: Portal O Dia
Compartilhe:
(Foto: Reprodução / Arquidiocese de Teresina)
(Foto: Reprodução / Arquidiocese de Teresina)

Neste Sábado Santo (16), chamado popularmente de “Sábado de Aleluia”, é celebrada a Vigília Pascal, onde os fiéis se unem em momentos de oração. Para os católicos, esta parte específica da Semana Santa é vivida com o sentimento de esperança na ressurreição de Cristo. 

Igreja vivencia com profundidade os mistérios da Paixão, Morte, Ressurreição e passa a noite em oração, celebrando a Ressurreição de Jesus. Por isso, várias paróquias da capital contam com programação voltada para oferecer o momento aos fiéis. O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, irá conduzir uma celebração na catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina. A celebração deve iniciar às 21 horas.

Outras paróquias vão realizar vigílias de oração em Teresina. No Centro, as paróquias de Nossa Senhora do Amparo e de São Benedito, ambas às 19h, vão ter missas e o momento de renovação das promessas batismais. Em seguida, vigílias de adoração. Na zona Norte, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Mafrense, terá missa e vigília às 19h. Na zona Leste, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima também vai realizar vigília e missas às 19h. 

Na zona Sudeste, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Santo Rosário, que fica no Bairro Gurupi, a matriz vai contar com a celebração que começa ás 19h. E na zona Sul, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja da Vermelha, terá a Solene Vigília Pascal às 20h.

Embora a flexibilização dos protocolos de enfrentamento à pandemia permitam a ocupação total dos templos e a liberação do uso de máscaras, a Arquidiocese orienta que os fiéis façam o uso do item de proteção facial e álcool em gel ao participarem das celebrações. A Igreja orienta ainda que os fiéis procurem sua paróquia, diaconia ou área pastoral e participem desse importante momento de celebração da fé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias