Segunda, 16 de Maio de 2022
32°

Nuvens esparsas

Teresina - PI

Concursos Emprego

CIEE Teresina abre 15 vagas para jovem aprendiz e 28 para estágio

Conheça as diferenças entre contratos de aprendiz e estagiário; saiba como se candidatar às vagas

15/01/2022 às 14h00
Por: Redação Fonte: Portal Clube News
Compartilhe:

Jovens em busca de oportunidade podem recorrer ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para se candidatar a uma das vagas de jovem aprendiz ou estágio disponíveis. No CIEE Teresina há 15 vagas abertas para jovem aprendiz e 28 para estágio.

“Iniciamos o ano com muitas vagas abertas tanto para estágio quanto para aprendiz. Uma dica é colocar no currículo que já foi vacinado contra a Covid-19”, diz supervisora do CIEE Teresina, Samila Lopes.

Para se candidatar, os jovens devem enviar o currículo para o e-mail [email protected] Pelo site nacional da instituição também é possível acompanhar as vagas disponíveis (www.ciee.org.br). O telefone de contato local do CIEE é 4003-5318.

A supervisora afirma ainda que em breve o CIEE Teresina estará em novo endereço, atendendo presencialmente no prédio do Manhattan River Center, zona Leste da capital.

Qual a diferença entre estagiário e aprendiz?
Embora ambas as funções tenham como objetivo a aquisição de experiência profissional, estagiários e aprendizes são contratados em regimes diferentes. Enquanto o jovem aprendiz é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o estágio é regulamentado por lei própria – Lei nº 11.788/2011.

Enquanto o estágio tem o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho, sendo parte do currículo ou uma atividade complementar do curso, o aprendiz é o profissional inserido em programa de aprendizagem.

Ou seja, por esta primeira diferença básica de conceito, o estagiário não gera vínculo empregatício e o aprendiz segue as regras da CLT com algumas modificações.

A relação de estágio não exige a anotação na carteira de trabalho. O vínculo, os direitos e os deveres das partes são documentados em um termo de compromisso.

Para o contrato de Estágio ser válido e não caracterizar vínculo de emprego é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado no Ensino Médio, Técnico ou Universitário.

Em relação à idade, para o jovem aprendiz é necessário ser maior que 14 anos e ter menos de 24 anos. Se for um jovem aprendiz portador de deficiência, não existe limitação de idade. Para ser estagiário é necessário ser maior ser maior de 16 anos, e não existe uma limitação máxima de idade.

A ferramenta de pesquisa por vagas do buscador Google mostra ainda 32 vagas de jovem aprendiz em diversas empresas nas cidades de Teresina e Timon.

 

Os anúncios de oportunidades mostram os requisitos e os benefícios oferecidos, bem como o link direto para se candidatar à vaga. Para pesquisar basta digitar “jovem aprendiz” no Google.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias