Sexta, 03 de Dezembro de 2021
86 98185-5130
Brasil COVID-19

Como técnica de cerveja pode ajudar a tratar sequelas da Covid-19

Kits com cheirinhos gostosos como café, chá, vinho e lúpulo e inalações de poucos segundos por dia auxiliam pessoas que tiveram perda de olfato após a doença.

29/10/2021 10h54
Por: Redação Fonte: g1
Redes sociais / reprodução
Redes sociais / reprodução
É possível utilizar técnicas de produção e estudo de cerveja para a recuperação de sequelas e sintomas da Covid-19? Para a cientista Amanda Reitenbach, doutora em neuroengenharia, sim!

Em seu projeto de doutorado, Reitenbach estudou uma tecnologia que estimula a educação sensorial e treinos olfativos, voltada para alunos do curso de sommelier de cervejas.

A técnica é bem simples e consiste na identificação de alguns aromas. Entre os "cheirinhos", estão alguns bem conhecidos e amados, como lúpulo, madeiras, destilados, vinho, chá, café e flores.

Os alunos ou pacientes recebem 10 frasquinhos concentrados com os cheirinhos e precisam fazer inalações curtas, de 5 segundos, e longas, de 8 segundos, até 3 vezes no dia. Para estimular o olfato, é importante intercalar os aromas de cada dia.

"Esse é o resultado de anos de pesquisa científica. Durante meus estudos, percebi que as pessoas tinham uma dificuldade muito grande em reconhecer alguns tipos de aroma. Então comecei a fazer treinamentos sensoriais com grandes famílias olfativas para criar memória de aromas e sabores", conta a engenheira.

"A nossa memória sensorial é estimulada através de repetições contínuas. E ajuda a recuperar os neurônios que possam ter sido degradados durante a doença", explica.

A pesquisadora já fez parceria com clínicas para que seu projeto seja utilizado como terapia de pacientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Giro de Notícias
Sobre Giro de Notícias
O Giro de Notícias leva informação com qualidade e anuncia as melhores marcas, o radialista Manoel Gomes integra agora a equipe do Portal G86 e é o correspondente oficial da Imperial FM, levando as notícias em tempo real.
Anúncio
Teresina - PI
Atualizado às 01h11 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

31° Sensação
19 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias