Quinta, 24 de Junho de 2021
86 98185-5130
Cidades Pesquisa

LISTA - Saiu a primeira pesquisa com os pré-candidatos a governador do Piauí

Levantamento do Instituto BrVox foi feito com eleitores de Teresina e traz números para governador e presidente, além de avaliar gestores no combate à Covid-19

11/06/2021 11h12
Por: Redação Fonte: Oitomeia
LISTA - Saiu a primeira pesquisa com os pré-candidatos a governador do Piauí

O Instituto BrVox, empresa ligada ao portal 180graus, fez a primeira pesquisa eleitoral envolvendo os prováveis candidatos a governador do Piauí, que são chamados de “pré-candidatos” após uma movimentação de alguns nomes.

A pesquisa foi distribuída em alguns grupos de Whatsapp e o OitoMeia teve acesso a alguns números. A reportagem entrou em contato com um dos coordenadores que trabalha com o instituto, o publicitário Cláudio Costa, que confirmou que a pesquisa é verdadeira e que poderia ser publicada.

O levantamento foi feito com entrevistados 492 eleitores que possuem 16 ou mais anos de idade. Foi realizada apenas em Teresina entre os dias 1º de junho e 4 de junho e não possui registro no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por não ser, este, um ano de eleição. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança de 95%.

NÚMEROS PARA GOVERNADOR

Segundo a pesquisa BrVox, ao perguntar de forma estimulada (isto é, quando os nomes são colocados para que o eleitor possa escolher), quem seria escolhido para ser eleito governador em 2022, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) aparece em primeiro lugar com 26,83% das intenções de votos. Em segundo lugar está o secretário estadual de Fazenda Rafael Fonteles (PT) com 11,99%.

Tanto Ciro como Rafael têm dito que ainda “é cedo” para se falar em eleição, mas nos bastidores ambos estão agindo como pré-candidatos, buscando aliados e fortalecendo suas bases para uma provável disputa na eleição do próximo ano. E esta pesquisa é uma primeira que mostra como parte da população, pelo menos em Teresina, está avaliando cada um dos nomes colocados até aqui.

Ainda na pesquisa, aparecem outros nomes como o senador Marcelo Castro (MDB), a vice-governadora Regina Sousa (PT), a deputada estadual Lucy Soares e a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas, as duas). Além disso, outros cenários sem um ou outro nome, além da pesquisa de forma espontânea. Confira:

ESTIMULADA PARA GOVERNADOR

Cenário 1

O Instituto BrVox apresentou aos entrevistados alguns nomes prováveis para o pleito de 2022 e pediu que eles escolhessem um nome ou afirmassem se votariam em branco ou nulo. No primeiro cenário foram apresentados os seguintes pré-candidatos: Ciro Nogueira (PP), Rafael Fonteles (PT), a vice-governadora Regina Sousa (PT), a deputada estadual Lucy Soares (PP), o senador Marcelo Castro (MDB) e a deputada federal Margarete Coelho (PP). Entre essas opções, o mais votado foi o senador Ciro Nogueira, com 26,83%. Em segundo aparece o secretário Rafael Fonteles com 11,99%.

 

Cenário 2
No segundo cenário apresentado pelo Instituto BrVox aos entrevistados foram informados dois nomes: Rafael Fonteles e Margarete Coelho. Nessa situação, o candidato petista levaria a melhor. Fonteles foi lembrado por 33,94% dos entrevistados. Já Margarete Coelho por 29,27%.

Cenário 3

O terceiro cenário trouxe Ciro Nogueira em uma eventual disputa eleitoral contra Regina Sousa. Entre essas opções, 39,84% dos entrevistados escolheram o senador Ciro Nogueira e 27,85% Regina Sousa.

Cenário 4

Já num quarto cenário, numa escolha entre dois nomes ligados ao PT (Regina Sousa e Rafael Fonteles), o mais bem avaliado foi o secretário de Fazenda. Rafael Fonteles, que apareceu com 28,46%, enquanto Regina Sousa ficou com 21,34%.

Cenário 5

E um quinto cenário foi montado com base nos possíveis pré-candidatos de oposição. Ciro Nogueira, Margarete Coelho e Lucy Soares foram apresentados aos entrevistados como alternativas para o eleitor em 2022. 39,02% escolheram Ciro Nogueira, 15,65% optaram por Margarete Coelho, e 15,45 por Lucy Soares.

ESPONTÂNEA PARA GOVERNADOR DO PIAUÍ

No levantamento feito de forma espontânea (quando o eleitor fala o nome de seu candidato sem ser mostrado a ele opções), o entrevistado respondeu à seguinte pergunta: “Se as eleições fossem hoje, em que o(a) senhor(a) votaria para governador(a) do Piauí?”. Entre os nomes lembrados pelos entrevistados, o atual governador do Piauí, Wellington Dias (PT), aparece em primeiro lugar, com  14,02% das intenções de votos.  Lembrando que Wellington encerra, em 2022, seu quarto mandato e não pode mais se candidatar, pelo menos agora, a governador. A previsão é de que saia do governo em abril e se lance candidato a senador. Confira os números da espontânea:

 

ESTIMULADA PARA PRESIDENTE

O Instituto BrVox também perguntou aos entrevistados sobre um cenário estimulado, em quem esses entrevistados de Teresina votariam para presidente da República em 2022 numa eventual disputa envolvendo apenas o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido).  Lula foi escolhido por 58,13% dos entrevistados e Bolsonaro por 22,15%. O percentual daqueles que votaram branco ou nulo ficou em 15,65% e não souberam ou não quiseram opinar em 4,07%.

COMBATE À PANDEMIA DA COVID-19

Outro questionamento apresentado aos entrevistados foi quanto à atuação dos chefes dos Executivos no combate à pandemia do novo coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro e o prefeito de Teresina, segundo o levantamento, obtiveram como resposta a opção “péssima” a respeito de suas atuações no combate à pandemia. Para a atuação do governador Wellington Dias, a maioria disse ser “regular”.

PRESIDENTE BOLSONARO 

Na avaliação dos entrevistados, Bolsonaro teve uma péssima (59,35%) atuação no combate à Covid-19 no Piauí. 15,85% acharam a condução do presidente regular e 9,55% avaliaram como boa.

GOVERNADOR WELLINGTON DIAS

Entre os entrevistados, 34,15% acharam que Wellington Dias teve uma atuação regular no combate à Covid-19 no Piauí. 24,80% avaliaram como boa e 19,31% como péssima.

PREFEITO DR PESSOA

Na opinião dos entrevistados, a atuação do prefeito Dr Pessoa no combate à Covid-19 foi sendo péssima (36,18%). 34,96% avaliaram como regular e 11,99% como ruim. .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 21h32 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

29° Sensação
5.9 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias