Quinta, 24 de Junho de 2021
86 98185-5130
Geral Piauí

Consórcio Nordeste firma parceria com UNICEF

Acordo foi assinado hoje, por meio do Consórcio Nordeste, para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes nos nove estados no Nordeste

27/05/2021 20h01
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Florence Bauer, assinaram nesta quinta-feira (27), acordo de cooperação para apoio do UNICEF ao Consórcio e aos nove estados da região para fortalecimento de políticas públicas voltadas às meninas e meninos.

A parceria envolve colaboração mútua para a implementação de iniciativas do UNICEF já existentes, a exemplo do desenvolvimento de caminhos para a educação na pandemia e pós-pandemia, incluindo a reabertura segura das escolas, de estratégias que favorecem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade com foco no acesso ao mercado de trabalho e apoio técnico para a proteção social, além de monitoramento e análise de indicadores relacionados à população de até 18 anos. Uma primeira ação conjunta já deve acontecer em junho, com a mobilização de mais de 1.500 municípios para participar da nova edição do Selo UNICEF.

“O UNICEF já trabalha com os governos do Nordeste em muitas frentes, como saúde, educação, desenvolvimento infantil e proteção. Este acordo traz a oportunidade de estender essa colaboração para o nível regional e ir além, alcançando mais meninas e meninos, sobretudo, aqueles que mais precisam e fortalecer o apoio para eles”, disse Florence Bauer.

O presidente do Consórcio Nordeste destaca a importância da parceria com o UNICEF para os estados da região. “Assinamos pelo Consórcio Nordeste, o compromisso Nordeste com crianças e adolescentes, compromisso do cuidado com o selo UNICEF integrado com os municípios e um trabalho para que possamos até 31 de dezembro de 2022 alcançarmos as condições de apoio à família, na educação com a busca ativa, com o observatório de acompanhamento, com cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Enfim, essa proteção integral que já deu resultado no Nordeste, e agora com esse novo plano esperamos resultados ainda melhores”, disse o governador Wellington Dias.

Consórcio Nordeste firma parceria com UNICEF
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O UNICEF tem apoiado os municípios e estados no planejamento e desenvolvimento de ações para a educação durante a pandemia e pós-pandemia, adaptando suas estratégias de Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar para o atual momento. “Mais do que nunca é importante ir atrás de cada menina e menino que estão fora da escola e garantir a manutenção do vínculo escolar”, diz Florence Bauer.

Outra iniciativa prioritária é o Um Milhão de Oportunidades, iniciativa que a partir de uma articulação nacional, apoia o acesso à educação, formação e trabalho decente para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade. Além disso, a colaboração prevê o apoio na estruturação de um Observatório das Infâncias Nordestinas, com o intuito de reunir indicadores, análises e um banco de boas práticas de políticas públicas para a infância e adolescência a fim de fortalecer estratégias que contribuam para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Consórcio Nordeste firma parceria com UNICEF
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sobre o Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste é uma iniciativa inovadora que reúne os nove governos estaduais da região para facilitar a implementação de ações inovadoras. Fundado em 2019, desde então vem promovendo a articulação de políticas públicas em diversas áreas, contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de uma cultura política e de gestão marcada pela cooperação. O Consórcio atualmente já tem dezoito temáticas em operação, criando uma potente rede de gestores públicos e conhecimento.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança em todos os lugares para construir um mundo melhor para todos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 21h32 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

29° Sensação
5.9 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias