Quinta, 24 de Junho de 2021
86 98185-5130
Brasil Brasil

Bolsonaro sanciona lei que amplia o alcance do Teste do Pezinho no SUS

Número de doenças detectáveis passará para 14, e médicos serão instruídos a falar das diferenças do teste na rede privada e pública

26/05/2021 18h06
Por: Redação Fonte: R7
Presidente não fez discurso na cerimônia de sanção do projeto - (Foto: Alan Santos/PR - 25.05.2021)
Presidente não fez discurso na cerimônia de sanção do projeto - (Foto: Alan Santos/PR - 25.05.2021)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que amplia para 14 o número de doenças detectáveis no Teste do Pezinho feito na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). A medida entrará em vigor 365 dias após sua publicação.

Antes da mudança, a versão do teste disponibilizada na rede pública detectava até seis doenças, enquanto que a versão expandida, encontrada nas redes particulares, faz o diagnóstico de até 53 condições, incluindo as seis já detectadas pelo teste básico.

Além da ampliação, o texto determina que durante atendimentos de pré-natal e de trabalho de parto, os profissionais de saúde deverão informar à gestante sobre a importância do teste do pezinho e sobre eventuais diferenças existentes entre as modalidades oferecidas no SUS (Sistema Único de Saúde) e na rede privada de saúde.

Bolsonaro anunciou a sanção em cerimônia, ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Em seu discurso, a esposa do presidente afirmou que cerca de 14 milhões de pessoas são acometidas por doenças raras e o teste do pezinho vai ajudar na descoberta dessas doenças.

"Esse projeto, que será que sancionado hoje, ele depois de 20 anos traz novos benefícios aos recém-nascidos", afirmou Queiroga, se referindo a 1992, quando o teste se tornou obrigatório em todo o território nacional. 

O exame, que coleta amostras de sangue retiradas do calcanhar do bebê, pode detectar uma série de doenças raras para facilitar o diagnóstico e prolongar a vida de recém-nascidos. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 21h32 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 33°

29° Sensação
5.9 km/h Vento
74% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias