Segunda, 26 de Outubro de 2020
86000000000
Brasil INSS

Teste de prova de vida do INSS por meio de selfie começa neste mês para 500 mil beneficiários

O objetivo do projeto-piloto é evitar fraudes, as pessoas vão poder fazer sua comprovação sem precisar sair de casa

17/08/2020 20h07 Atualizada há 2 meses
104
Por: Iamercia Rocha
Teste de prova de vida do INSS por meio de selfie começa neste mês para 500 mil beneficiários

A partir do dia 20 de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início ao projeto-piloto para implantação da prova de vida pelo celular, por meio de uma selfie. Esta é a primeira etapa do projeto, no qual participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.

O procedimento da prova de vida é realizado todos os anos por aposentados e pensionistas, em instituições bancárias, para atualizarem seus cadastros. O objetivo do projeto-piloto é evitar fraudes, as pessoas vão poder fazer sua comprovação sem precisar sair de casa.

A expectativa é que este serviço esteja disponível para todos os segurados ainda neste ano, caso os resultados do teste sejam positivos.

No mês de julho, o atual titular do instituto, Leonardo Rolim, anunciou que o projeto-piloto vai utilizar a base biométrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o INSS, também serão usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), combinadas às do TSE. Portanto, os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor serão selecionados.

Os primeiros contatos começarão a ser realizados nos próximos dias pelo INSS, por meio de mensagens enviadas pelo portal ou do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail.

Todos os selecionados para participar do teste não precisarão ir até a agência bancária para fazer a comprovação neste ano.

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do cidadão, por meio do aplicativo Meu INSS e do aplicativo do governo digital (Meu gov.br), que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

O ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados que receberem o contato do INSS para participar do projeto.

Com informações do Extra

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h46 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

31° Sensação
13 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias